Simulador melhora lucratividade e sustentabilidade de canaviais em Alagoas

Fonte: Massa News Publicado em

Um simulador de produção empregado na Austrália foi parametrizado pelo pesquisador da Embrapa Inácio de Barros para uso no desenvolvimento de sistemas de cultivo da cana-de-açúcar no Nordeste brasileiro. Trata-se do APSIM, acrônimo para Agricultural Production Systems sIMulator (simulador de sistemas de produção agrícola), que foi validado pelo especialista para uso no País.

Por meio da ferramenta, é possível simular sistemas de produção de diversas culturas agrícolas, analisar e prever o seu desenvolvimento, produção, demanda por insumos, impactos no meio ambiente e obter centenas de informações que o pesquisador e o produtor necessitam para tomada de decisões de manejo da cultura e administração da propriedade com maior segurança.

O cientista determinou, por exemplo, o manejo mais adequado para reduzir o volume de água usado na lavoura de cana, diminuir perdas de fertilizantes e obter o máximo rendimento, com recomendações valiosas, como por exemplo, a melhor época para o plantio ou o ajuste da adubação em função do manejo da palhada. As simulações foram feitas para as condições da região dos Tabuleiros Costeiros do Nordeste.

Leia a matéria na integra

Talvez você gostaria de ler também

\

‘Energia livre’ já representa 30% da carga do setor elétrico

Consumidores que podem escolher seu fornecedor de energia representam hoje 30% de toda a carga do setor elétrico, de acordo com levantamento exclusivo da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). O preço mais baixo tem sido o maior incentivo à migração de clientes para o ambiente livre. Comercializadores apontam que é possível economizar entre[…]

Saiba mais

A permanência no Acordo de Paris

O Acordo de Paris, celebrado em dezembro de 2015, se constituiu em um tratado no qual 195 países se comprometeram a reduzir suas emissões atmosféricas com o intuito de mitigar os efeitos do aquecimento global.Em resumo, o seu objetivo é de manter o aumento da temperatura média mundial em bem menos de 2°C acima dos[…]

Saiba mais