Aproximadamente 24 mil funcionários da Prosegur terão acesso à assistente virtual Smart Workplace All in One para automatizar processos, reduzir tempos de atendimento, prevenir incidentes e melhorar a satisfação do usuário
São Paulo, 19 de março de 2025 – O Grupo Prosegur, empresa espanhola líder no setor de segurança privada, deu mais um passo significativo na inovação da sua operação global ao adotar a solução de assistente virtual com Inteligência Artificial Generativa (IA) Smart Workplace All in One da Telefônica, empresa multinacional de telecomunicações. A ferramenta deve facilitar a otimização diária do gerenciamento de tarefas dos cerca de 24 mil funcionários do Grupo.
A novidade foi anunciada durante a sessão “IA Generativa para melhorar e transformar a experiência do colaborador”, no evento MWC 2025 em Barcelona, e será adotada tanto nos escritórios da Prosegur na Europa (Espanha e Portugal) quanto da América Latina (Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Paraguai, Peru e Uruguai).
“Estamos comprometidos com a inovação e a melhoria contínua de nossos serviços internos. A colaboração com a Telefônica no desenvolvimento de soluções de Inteligência Artificial Generativa nos permitirá oferecer um atendimento mais eficiente e personalizado aos nossos próprios colaboradores, o que, por sua vez, resultará em um melhor serviço aos nossos clientes”, explica Javier Castaño, diretor de Workplace TI do Grupo Prosegur. “Além disso, estamos firmemente comprometidos com a ética e a responsabilidade no uso da IA Generativa, garantindo que nossas soluções sejam seguras e respeitem os valores da nossa empresa”.
Solução inteligente e eficaz
A solução GenAI da Telefônica oferece integração de assistentes inteligentes com ferramentas de colaboração, proporcionando uma plataforma escalável e fácil de usar. A tecnologia é capaz de compreender as necessidades dos colaboradores, resolvendo consultas ou incidentes automaticamente. Quando necessário, o assistente encaminha a solicitação para uma equipe humana para resolução, garantindo uma experiência de usuário aprimorada.
Além de facilitar a gestão diária de atividades, a GenIA proporciona um meio rápido e útil para a resolução de tarefas, adaptando-se continuamente às necessidades da empresa.
Evolução do smart workplace com GenAI
O Grupo Prosegur utiliza a solução Workplace All in One da Telefônica desde 2020 e agora, com a inclusão da GenIA, parte para a evolução da digitalização de serviços com assistentes virtuais, oferecendo um atendimento mais eficiente e personalizado aos colaboradores.
Vale destacar, também, que a adesão à GenIA também libera os funcionários de tarefas repetitivas, permitindo que se concentrem em questões mais complexas e com maior valor agregado. Além disso, o recurso aumentará a autonomia dos trabalhadores e contribuirá para o crescimento profissional de cada um.
Prevenção de incidentes
A integração de GenIA com ferramentas de monitoramento também permitirá identificar irregularidades, como problemas de capacidade e lentidão no desempenho dos equipamentos. A solução será capaz de detectar marcos críticos, como falhas no serviço de e-mail, antecipando possíveis incidentes. Com isso, a IA poderá alertar os colaboradores e oferecer soluções preventivas antes que os problemas impactem o trabalho.
“O Smart Workplace All in One oferece ao Grupo Prosegur uma solução com gestão unificada e um modelo de governança comum para seus escritórios, que automatiza processos, impactando positivamente 70% da atividade do Centro de Atendimento ao Usuário; reduz os tempos de atendimento e espera, e melhora a satisfação do usuário. Agora, vamos dar um passo além e, graças à IA, além de ajudar mais eficazmente a resolver incidentes, também poderemos melhorar na prevenção deles”, explica Maria Muñoz, diretora de Indústria, Serviços e Varejo da Telefônica Espanha.
Com a integração da GenAI à sua operação global, o Grupo Prosegur reforça seu compromisso com a inovação e a transformação digital, proporcionando praticidade para seus colaboradores, o que também potencializa a capacidade da empresa de prevenir e resolver incidentes de forma proativa, garantindo maior produtividade e eficiência.
Sobre o Grupo Prosegur
O Grupo Prosegur é referência mundial no setor de segurança privada. Através de suas linhas de negócios, Prosegur Security (SegurPro-BR), Prosegur Cash, Prosegur Alarms, Prosegur AVOS e Cipher, oferece às empresas e às residências uma segurança confiável baseada nas soluções mais avançadas do mercado. Com presença global, o Grupo Prosegur teve um faturamento de 4.310 milhões de euros em 2023 e está listada nas bolsas de valores espanholas sob o indicador PSG. Atualmente, a companhia conta com uma equipe de cerca de 150 mil funcionários.
A companhia atua de acordo com as melhores práticas ambientais, sociais e de boa governança, configurou a sustentabilidade como um pilar estratégico em todas as suas ações, com o objetivo de ser a referência do setor. Além disso, canaliza sua ação solidária através da Fundação Prosegur, que atua em quatro áreas de ação: educação, inclusão trabalhista de pessoas com deficiência intelectual, voluntariado empresarial e promoção da cultura.
Contato à imprensa:
LLYC Brasil
Tamyres Scholler e Giulia Alecrim
E-mail: prosegurbr@llorenteycuenca.com
Telefone: (11) 99874-9718