Logo da Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil

Balanço positivo do primeiro semestre, expectativa para os próximos meses e projetos de sustentabilidade serão alguns dos destaques da empresa durante o evento

A Abav Expo 2024, um dos eventos mais esperados do setor de turismo, acontecerá no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, entre os dias 26 a 28 de setembro. Entre as principais atrações da 51ª edição da feira, considerada o maior encontro de profissionais da área no Brasil, destaca-se a Rede Windsor Hoteis, reforçando sua reconhecida trajetória no mercado, apresentará o seu crescimento em relação à ocupação hoteleira e no setor de eventos. 

“É um prazer para a Rede Windsor participar novamente de um dos maiores eventos de turismo do Brasil, em que temos a oportunidade de trocar experiência com profissionais da área, apresentar os nossos hotéis, além de demonstrar os excelentes resultados obtidos pela empresa no primeiro semestre. A receita geral aumentou 6% em relação a 2023, com um grande destaque para o setor de eventos, que teve um crescimento de 20% comparando ao mesmo período do ano passado”, afirma Bianca Rodrigues, gerente comercial da Rede Windsor, que possui 15 hotéis no Rio de Janeiro e dois, em Brasília.

Para o segundo semestre, as expectativas são as melhores possíveis. “Para esse período da Abav e até dezembro, em Brasília, esperamos 90% de ocupação nos hotéis Windsor Brasilia e Windsor Plaza Brasilia. Já para o Rio, onde acabamos de ter um dos maiores festivais do mundo, o Rock in Rio, e com grandes eventos confirmados para esse semestre, a perspectiva também é bem animadora.  No período do G20, por exemplo, a região da Zona Sul está com uma média de 90% de ocupação e a Barra da Tijuca, com 80%. Acreditamos que as unidades do Centro seguirão os mesmos índices. Esse crescimento da ocupação aconteceu de forma contínua. Em um espaço de 18 dias, no mês de setembro, observamos um aumento de 25% da ocupação nas unidades cariocas”, completa Bianca.

A Rede ainda apresentará algumas ações que têm sido implantadas em relação à Sustentabilidade. “Todos os hotéis da Rede utilizam fonte de energia limpa e renovável, em 2023, as 17 unidades economizaram 27% de energia, deixando de emitir 1.670 toneladas de dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa na atmosfera. Além disso, possuímos o programa de reutilização de toalhas e roupas de cama, em que os hóspedes podem optar ou não pela troca ou lavagem dos itens diariamente, gerando economia de água e energia. Também transformamos colchas fora de uso em nécessaires para hóspedes VIPs ou em cabaninhas para crianças que se hospedam em algumas categorias de quartos no Windsor Barra, no Rio de Janeiro”, afirma o gerente de marketing Vitor Almeida.

Alguns recursos já em uso nas unidades também têm colaborado para esse desenvolvimento, como o sistema de fechaduras que desativa a eletricidade no momento que o hóspede retira o cartão magnético para sair do quarto, reguladores de fluxos instalados nas torneiras dos apartamentos e uso de lâmpadas de led, de baixo consumo. Alguns hotéis também já contam com um moderno dispositivo que, ao abrir a janela, o ar-condicionado é desligado automaticamente. 

A Rede Windsor ainda apresentará algumas das ações sociais que apoia ao longo do ano. Como é o caso do projeto Praia para Todos, que promove acessibilidade a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida às praias cariocas, com atividades de lazer e esportes. Destaque também para a parceria com o Senac RJ na realização do curso de Camareiro(a): Técnicas de Limpeza e Arrumação, com vagas gratuitas e exclusivo para pessoas com deficiência (PcD).

Anualmente, a empresa também apoia o Expedição 21, um programa de imersão para pessoas com síndrome de Down, com foco no desenvolvimento da autonomia e a tomada de decisão na vida adulta.  É uma oportunidade dos participantes realizarem uma série de ações que fazem parte do dia a dia de quem mora sozinho, como ir ao mercado, preparar o jantar, lavar louça, entre outras atividades.

Em outubro de 2024, pela primeira vez, a empresa sediará o Encontro Nacional dos Expedicionários no Windsor Barra, evento que reunirá centenas de pessoas de todas as edições do projeto Expedição 21. “É um orgulho para a Rede abraçar projetos que promovam a inclusão social e que contribuam com o desenvolvimento da sociedade, possibilitando o mesmo direito a todos”, afirma Almeida. 

A Cultura também está entre as causas assistidas pela Rede Windsor Hoteis. Por meio da Lei de Incentivo à Cultura (ISS), são apoiados os projetos sociais Escola de Artes e Clubinho do Samba, que oferecem aulas de instrumentos musicais e artes cênicas, para crianças e adolescentes, respectivamente, na comunidade Santa Marta e nas comunidades ao entorno do Méier, ambos no Rio de Janeiro. Essas instituições também são beneficiadas pelas campanhas sociais realizadas ao logo do ano, como as do Agasalho, Dia das Crianças e Natal. Os itens arrecadados nessas iniciativas também beneficiam o Lar de São José em Brasília, que atende crianças e adolescentes de 0 a 18 anos sob medida protetiva, encaminhados pela Vara da Infância e Juventude do Distrito Federal e Conselhos Tutelares, proporcionando atendimento integral e encaminhamentos nas áreas de saúde, educação e lazer.

A Rede Windsor Hoteis também se mobiliza para colaborar com vítimas de desastres naturais, como foi o caso das campanhas criadas em prol da população do Rio Grande do Sul, em 2024, e de Petrópolis (RJ), em razão das chuvas, em 2022. Além de várias campanhas de arrecadação de alimentos que foram realizadas durante a pandemia para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

Colaborar com o meio ambiente em espaços públicos, também é um dos propósitos da Rede Windsor. Pelo segundo ano consecutivo, participou do evento Clean Up The World 2024, maior mutirão global de limpeza de praias, rios, lagos e lagoas, no Rio.  Além disso, cuida da manutenção e preservação da praça Soldado Geraldo da Cruz, localizada na região onde possui três hotéis, na Barra da Tijuca. 

Sobre a ABAV Nacional

A ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens) é a entidade brasileira de maior representatividade do agenciamento no turismo nacional. Presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, foi fundada em 1953, e hoje conta com mais de 2 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que, juntas, respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas e distribuição de produtos e serviços turísticos no País. A ABAV é membro do Conselho Nacional do Turismo desde a sua fundação e integrante do WTAAA – World Travel Agencies Association Aliance, Folatur – Fórum Latino-Americano de Turismo, atuando em prol do agenciamento em nível global.

Sobre a ABAV Expo

A ABAV Nacional organiza a ABAV Expo, que é a maior feira de turismo da América Latina. O evento reúne profissionais do Turismo do mundo todo e é a grande vitrine para o lançamento de novidades e tendências, promovendo um ambiente de negócios, relacionamentos e capacitações. Considerado como o único evento itinerante no país, promove destinos, equipamentos e fornecedores. Sua última edição aconteceu no Riocentro, Rio de Janeiro, em setembro de 2023, sendo considerada a maior feira de Turismo no Brasil dos últimos anos, com mais de 42 mil visitantes. Para saber mais sobre a ABAV Expo, acesse: www.abavexpo.com.br