- Companhia aposta em programas próprios de capacitação, adaptados a cada perfil profissional, abordando temas-chave como ética, inteligência artificial, cibersegurança e sustentabilidade
- Nos 36 países onde está presente, a empresa realizou um total de 2,7 milhões de horas de treinamento em 2024, com uma média de 15 horas de capacitação por colaborador ao ano
São Paulo, 13 de agosto de 2025 – O Grupo Prosegur, líder global em soluções de segurança, capacitou 42 mil colaboradores no Brasil com mais de 350 mil horas de treinamento em 2024. Com essa iniciativa, a empresa reforça seu compromisso com o desenvolvimento de seus profissionais por meio de sua Universidade Corporativa, uma plataforma digital global de aprendizagem, acessível a todos os colaboradores a partir de qualquer dispositivo e integrada à intranet da companhia.
No Brasil, a empresa aposta na formação técnica e humana de seus profissionais em todo o território nacional. Por meio de sua plataforma interna de capacitação, busca fortalecer competências essenciais e se adaptar aos desafios do presente e do futuro. A oferta de treinamentos é adaptada às diferentes linhas de negócio no país, SegurPro – segurança patrimonial –, Prosegur Cash – transporte e gestão de valores – e Cipher – cibersegurança –, e ao perfil de cada colaborador, proporcionando uma aprendizagem contínua, personalizada e alinhada às constantes transformações e desafios do setor de segurança privada.
Globalmente, o Grupo Prosegur totalizou, em 2024, 2,7 milhões de horas de capacitação, com uma média de 15,2 horas de formação por trabalhador. A companhia tem como foco o re-skilling e o up-skilling de seus colaboradores, com conteúdos-chave sobre inteligência artificial, metodologias ágeis, cibersegurança, sustentabilidade e compliance, entre outros. Também investe na obtenção de certificações em áreas estratégicas e na ampliação da formação digital por meio da Universidade Corporativa Prosegur, acessível aos mais de 177 mil colaboradores da empresa.
“A Universidade Prosegur é uma ferramenta fundamental na nossa estratégia de desenvolvimento de talentos. Investir em capacitação é apostar em uma empresa mais sólida, ética e preparada para liderar os desafios do amanhã”, afirma Nelson Dourado, diretor de Recursos Humanos da Prosegur no Brasil.
O programa de formação oferecido pela Universidade Corporativa conta com um catálogo de cursos online que contribui para a redução da exclusão digital e está alinhado aos planos de desenvolvimento profissional da empresa. Os cursos variam conforme as necessidades de cada país e são personalizados de acordo com o perfil de cada colaborador, permitindo que tanto profissionais operacionais quanto administrativos tenham acesso ao auto aprendizado a qualquer hora e em qualquer lugar.
Além disso, a companhia ampliou sua oferta de idiomas, incorporando conteúdos em hindi, bahasi e chinês, além dos idiomas corporativos (espanhol, inglês, português e alemão), garantindo a democratização do aprendizado. A plataforma também promove o acesso a conteúdos transversais, incentivando seu consumo por meio de campanhas direcionadas a diferentes públicos dentro da empresa.
Sobre o Grupo Prosegur
O Grupo Prosegur é uma referência global no setor de segurança privada. Por meio de suas unidades de negócio — Prosegur Security, Prosegur Cash, Prosegur Alarms, AVOS Tech e Cipher —, oferece às empresas e residências uma segurança confiável, baseada nas soluções mais avançadas do mercado. Com presença global em 36 países, a Prosegur registrou um faturamento de 4,908 bilhões de euros em 2024, está listada nas bolsas espanholas sob o indicador PSG e conta atualmente com uma equipe de cerca de 175 mil colaboradores.
O Grupo Prosegur atua de acordo com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança. A companhia estabeleceu a sustentabilidade como um pilar estratégico em todas as suas ações, com o objetivo de ser referência no setor. Além disso, a Prosegur desenvolve suas ações sociais por meio da Fundação Prosegur, que trabalha em quatro frentes: educação, inclusão laboral de pessoas com deficiência intelectual, voluntariado corporativo e promoção da cultura.
Para mais informações, acesse o site.